domingo, 7 de dezembro de 2014

DESAFIO: 8º DIA!

 
 
 
 
8º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: MATEUS 15-17
 
 
 
UM ASSUNTO DO CORAÇÃO
 
MATEUS 15:1-14
 
 
 
1-2        Depois disso, os fariseus e os líderes religiosos saíram de Jerusalém e procuraram Jesus apenas para reclamar: ''Por que os seus discípulos não levam as leis a sério?''
 
3-9             Jesus reagiu: ''E por que vocês usam as próprias regras para não leva os mandamentos de Deus a sério? Deus diz claramente: 'Respeitem seu pai e sua mãe'. Diz também: 'Quem desrespeitar o pai ou a mãe será morto'. Mas vocês driblam o mandamento, alegando perfeitamente aceitável dizer ao pai ou à mãe: 'Vou ofertar a Deus a ajuda financeira que eu deveria dar a vocês'. Assim, vocês se livram da obrigação que têm para com os seus pais. Vocês anulam a Palavra de Deus e a trocam por suas próprias regras. Impossível! A profecia de Isaías a respeito de vocês acertou em cheio:
 
 
                 Esse povo faz grande show, dizendo coisas certas,
 
                     mas o coração deles não está nem aí para o que dizem.
 
                 Fazem de conta que me adoram,
 
                      mas é tudo encenação.
 
                 Eles me usam apenas como desculpa
 
                       para ensinar o que se adapta ao seu gosto''.
 
 
10-11        Dirigindo-se à multidão, ele acrescentou: ''Ouçam  agora e prestem bem atenção: não é o que vocês comem que contamina a vida, mas o que sai de vocês''.
 
12             Mais tarde, os discípulos lhe disseram: ''Os fariseus ficaram bastante irritados com as tuas declarações''.
 
13-14        Jesus deu os ombros: ''Toda árvore que não tenha sido plantada por meu Pai no céu será cortada pela raiz. Esqueçam-se deles. São cegos guiando outros cegos. Quando um cego guia outro cego, ambos caem no buraco''.
 
 
LEIA
 
Sente-se à mesa com este estudo devocional. Leia esta passagem com suas mãos abertas como forma de comunicar que você está aberto para ouvir a Deus.
 
 
PENSE
 
Jesus parece passar bom tempo provocando os fariseus ao falar duramente com eles. De todos os grupos religiosos de Israel, os fariseus são os que Jesus mais repreende. E mesmo assim, parece que estes são os líderes mais devotos de toda a nação. Juntar-se a Jesus surrar fariseus é tentador. Pensar ''graças a Deus não sou como eles'' é fácil. Mas frequentemente nos assemelhamos mais aos fariseus do que gostaríamos de admitir.
 
Repense e identifique  um momento em que seu coração reagiu contra Jesus da forma que os fariseus reagiram. O que lhe ajuda a identificar os momentos em que o seu coração é mais parecido com o coração dos fariseus do que com o de Jesus? Quem você pode chamar para lhe ajudar a manter o seu coração sob vigilância?
 
Reflita nas palavras de Mateus cita de Isaías (versos 8-9). Sob quais circunstâncias essa passagem lhe descreve? O que você acha que Deus quer que você faça quanto a isso?
 
 
ORE
 
Peça a Deus para lhe dar um coração como o de Jesus; um coração humilde, transparente e genuíno.
 
 
VIVA
 
Chame outras pessoas para lhe ajudar a manter o seu coração sob vigilância, dando permissão para lhes questionarem a respeito de assuntos do coração.
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)
 
 
 
                     
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário