quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

DESAFIO: 19º DIA!

 
 
19º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: MARCOS 14:12-72
 
 
 
PEDRO NEGA A JESUS
 
 
 
MARCOS 14:66-72
 
 
66-67       Enquanto isso, Pedro estava no pátio. E aconteceu que uma das empregadas do sacerdote principal, vendo Pedro se aquecer ali, olhou para ele e disse: ''Você estava com Jesus, o Nazareno.''
 
68                Mas ele negou: ''Não sei do que está falando''. Quando ele passou pelo pórtico, um galo cantou.
 
69-70           A moça apontava para ele e dizia aos que estavam por ali: ''Ele é um deles, tenho certeza''. E Pedro negou mais uma vez. Pouco depois, as pessoas começaram a insistir: ''Você tem de ser um deles. Está na cara que você é galileu''.
 
71-72          Então, Pedro ficou muito nervoso e jurou: ''Nunca vi esse homem de quem vocês estão falando''. Na mesma hora, o galo cantou pela segunda vez. Pedro lembrou-se do que Jesus dissera: ''Antes que o galo cante duas vezes, você vai me negar três vezes''. Sem se conter, desabou a chorar.
 
 
 
LEIA
 
Enquanto você lê a passagem, coloque-se no lugar de Pedro. Para visualizar melhor o que está acontecendo, leia superficialmente a passagem expandida.
 
 
 
PENSE
 
Como Pedro se sentia quando estava no pátio? O que aconteceu com sua declaração de devoção incondicional a Jesus neste capítulo? Que pensamentos invadiram a mente de Pedro fazendo-o trocar a lareira pelo pátio?
 
              Agora imagine o galo cantando e Pedro se dando conta da realidade. Sente-se ao seu lado e veja a angústia dele. O que ele está sentindo? Ao lembrar das palavras de Jesus, como Pedro imagina Sua face após tê-lo traído? Quais são os tons de voz de Jesus?
 
 
 
ORE/VIVA
 
Deixe sua meditação sobre fracasso de Pedro fazer você pensar em seu próprio coração e em sua própria vida. Onde você tem errado ultimamente? Fale com Jesus a respeito disso. Corajosamente, permita-se sentir a gravidade de suas ações. Você pode fazer uma oração de humilhação ou de ações de graça, ou um pedido por algo de que precisa. Porque atento ao que você espera que Jesus faça ou diga em resposta.
 
               Agora leia a passagem mais uma vez, lentamente. O que Jesus lhe responde? Considere a possibilidade de Sua reação ser diferente do que você esperava em relação a você ou ao seu erro. Escreva a resposta e como foi essa experiência.
 
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário