quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DESAFIO: 5º DIA!

 
 




5º DIA
 
PASSAGEM EXPANDIDA: MATEUS 11:20-12:21
 
 

***CAMINHE COMIGO
 
 
 
 
MATEUS:11:28-30
 
 
 
28-30    ''Vocês estão cansados, enfastiados de religião? Venham a mim! Andem comigo e irão recuperar a vida. Vou ensiná-los a ter descanso verdadeiro. Caminhem e trabalhem comigo!  Observem como eu faço! Aprendam os ritmos da livre graça! Não vou impor a vocês nada que seja muito pesado ou complicado demais. Sejam meus companheiros e aprenderão a viver com liberdade e leveza.''
 
 
LEIA
 
Leia a passagem lentamente.
 
 
PENSE
 
Leia a passagem mais uma vez ouvindo as palavras e expressões que se destacam para você, tais como:
 
*  ''venham a mim''
 
*  ''recuperar a vida''
 
*  ''descanso verdadeiro''
 
*  ''caminhem e trabalhem comigo''
 
*  ''observem como eu faço isso''
 
*  ''sejam meus companheiros''
 
 
Note as diferentes maneiras com as quais Jesus diz: ''Fique comigo''. Qual delas você acha mais convidativa? Por quê?
 
Como seria andar e trabalhar com Jesus? Pode ser honesto; ''liberdade e leveza'' talvez não descrevam o que você acha que seria. Ao invés disso, você deve ter pensado que seria obrigatório e difícil. Sendo assim, como você gostaria que fosse?
 
Você já temeu o fato de andar com Jesus provavelmente requer coisas difíceis ou indesejadas? Que coisas são essas?
 
 
ORE
 
Jesus fala muito pessoal e coloquialmente nesta passagem, usando como ''Venham a mim''. Na verdade, Mim, Comigo ou Meu ocorre quatro vezes, e vocês ocorre duas vezes. Então, imagine que Jesus esteja falando com você. Qual seria resposta? O que você precisa falar hoje para Jesus?
 
 
VIVA
 
Ande com Jesus, quer em sua mente ou em sua caminhada atual. Enquanto o faz, pense nessas palavras: descanso, livres, sejam meus companheiros, leveza.
 
 
 
*** Trechos da  Introdução ao Novo Testamento :
 
Solo. Um a um. Apenas você e Deus.
 
Este livro foi feito para lhe ajudar a desenvolver o hábito do método lectio divina. Para os que são novos na disciplina, vários estudos devocionais foram criados especificamente para ajudar a começar uma busca que durará por toda vida. Tais estudos estão marcados com ***. Além disso, apesar de o lectio divina enfatizar a familiarização com a Palavra de Deus integralmente e não o foco em apenas uma parte específica, haverá momentos em que é preciso ouvir a voz de Deus sobre um assunto em particular. Para esses momentos, nós providenciamos um índice de tópicos que lhe guiará em um devocional que talvez seja exatamente o que você precisa.
 
Os devocionais Solo foram feitos para lhe ajudar a ouvir o que Deus diz por meio de Sua Palavra. Você verá que, a cada sete dias, há um destaque para que estes sejam dias de reflexão, isto é, um momento para relaxar e deixar Deus guiar seus pensamentos e orações em referência aos temas e conteúdos da Palavra da semana anterior. Não tenha medo de refletir e não tenha medo de reler. A cada vez que ler esses devocionais, você descobrirá que Deus tem algo novo a dizer pois, mesmo Ele sendo sempre o mesmo, mudamos um pouquinho a cada dia enquanto somos moldados à Sua maneira.
 
E assim começa a jornada.
 
 
(Extraído do Livro: Solo-A Mensagem: Solo Novo Testamento- Eugene H. Peterson, Jan Johnson, J.R. Briggs, Katie Peckham)





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário